História
Em 1970, um grupo de Dornelenses constituiu uma Comissão para criar a Telescola e o Posto Médico. Posteriormente, o Jardim Infantil e o Centro de Atividades de Tempos Livres que iniciaram as funções provisoriamente em edifícios cedidos para o efeito. Ainda através da Comissão conseguiu-se subsídio para a construção do edifício do Posto Médico e do Centro Social onde posteriormente ficaram a funcionar o Jardim Infantil, o A.T.L. e Salão para festas.
O Jardim de Infância e o A.T.L., tinham como suporte jurídico a Junta de Freguesia. Como a legislação não permitia a comparticipação da Segurança Social para a Junta de Freguesia, houve necessidade de ser criada uma Associação, que nasceu em 1982, com a designação de Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere. Nesse mesmo ano foi criado o Centro de Dia.
O Jardim de Infância e A.T.L. passaram para a alçada da Associação. Entretanto, em 1985 foi iniciada a construção de um edifício para as respostas sociais de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, Creche e Jardim de Infância. O Custo deste edifício ascendeu aos 25 mil contos e contou com o apoio do Estado através da Segurança Social.
Em 1996 foi construído um novo edifício para Creche e Jardim Infantil também comparticipado pelo Estado num montante de mais de 22 mil contos. O anterior onde já se encontravam alguns idosos em regime interno foi adaptado para aumento da capacidade de Internamento em Lar, que atualmente é de 41 utentes. No mesmo ano, foi inaugurado o edifício em Portas de Souto com as respostas sociais de Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
Em 1999 foi construído um Centro de Atividades Lúdicas e Juvenis através do Programa “Ser Criança”, para dar resposta à população infantil e juvenil da freguesia, tendo como objetivo a Ocupação de Tempos Livres das Crianças e Jovens duma forma criativa e educativa.
Em 2002 celebrou-se um acordo de cooperação com a Administração Regional de Saúde, ficando a instituição a funcionar com médico e enfermeiro, prestando cuidados de saúde e enfermagem aos utentes da instituição, e em caso de urgência à comunidade.
Em 2003 foi construído um Centro de Acolhimento Temporário para Crianças e Jovens em Risco, comparticipado pela Segurança Social, que acolhe crianças em risco, prestando-lhes todos os cuidados necessários ao seu bem-estar, sobretudo afeto e amor uma vez que estas crianças estão retiradas do seu ambiente familiar.
Em 2004 iniciou funcionamento a “Casa da Praça”, um edifício destinado a Turismo em espaço rural, a Casa da Praça foi totalmente recuperada e está preparada para receber até dez ocupantes num ambiente calmo, tranquilo e acolhedor.
Em 2015 foi ampliada a resposta social de Estrutura Residencial para pessoas idosas através da criação de um novo equipamento situado em Carregal com capacidade para 58 idosos.
Atualmente, a Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere desenvolve uma ação de apoio social dirigida aos diversos níveis etários da população colocando ao seu dispor as respostas sociais de Creche, Educação Pré-Escolar, Atividades de Tempos Livres, Centro de Atividades Lúdicas e Juvenis, Estrutura Residencial para pessoas idosas (ERPI Sede e ERPI Carregal), Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Acolhimento Temporário para crianças em risco e Casa de Turismo Rural.
É também promotora dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) que tem como objectivo promover a inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar em parceria por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em parceria com o Município de Pampilhosa da Serra.
A Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere é também parceira de vários projetos nomeadamente o Programa Escolhas, Rendimento Social de Inserção, Fundo Europeu de Auxilio a Carenciados, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e Rede Social.